fbpx
+55 (45) 99984-7611 contato@farmin.com.br

Olá, esse post tem como objetivo informar a você rapidamente como gerenciar seu rebanho no Farmin. Você irá perceber que vamos te acompanhar desde os primeiros passos e rapidamente o rebanho vai estar na palma da sua mão!

Dica Importante: Nós fazemos a inclusão do seu rebanho para você, poupando esse trabalho. basta você nos enviar por email, para contato@farmin.com.br, suas planilhas de controle ou uma foto de suas anotações e nós preparamos tudo para você. Estamos sempre pensando em como deixar a gestão do seu rebanho cada vez mais prática.

Objetivo

Este material tem por objetivo apresentar o passo a passo de como cadastrar e fazer a manutenção dos dados dos animais de seu rebanho no Farmin. Podemos fazer isso de várias maneiras e eu vou comentar sobre cada uma delas, para que você possa decidir o que faz mais sentido e é melhor para o seu caso.

Pré Requisitos

Para o melhor aproveitamento desse documento, é importante que você leia antes o post  Como Funciona o Contexto do Farmin.

Introdução

O Farmin é uma plataforma de software bastante flexível, onde geralmente a mesma tarefa pode ser executa de mais de uma maneira. Aqui vamos tratar exclusivamente do cadastro do rebanho e manutenção dos animais do rebanho, incluindo alterações e exclusões de uma forma clara e utilizaremos muitos exemplos com imagens. Vamos apresentar todas as formas pelas quais você pode fazer o cadastro do seu rebanho, alterações e exclusões dos dados dos animais.

Opção 1

Cadastrando o rebanho através do card de entrada de animais.

Dica Importante. Um card é um elemento visual, geralmente presente na tela inicial do Farmin, que permite que você execute tarefas grandes e que geralmente consomem uma boa quantidade de tempo de uma maneira mais leve, resolvendo pequenas tarefas, uma de cada vez, até que o rebanho esteja completamente gerenciado e repleto de informações úteis para o melhor desempenho da sua atividade. Veja abaixo um exemplo de card presente na tela inicial. Para utilizar o card de entrada de animais você precisa saber quantos animais você possui em cada categoria, por exemplo, se você souber quantas Matrizes você têm, esse é o caminho ideal para você. Caso você não tenha essa informação, o melhor caminho para você será utilizar a Opção 2 – Cadastrando o rebanho através da ficha individual. Você pode encontrar a descrição de como usar a opção 2 nesse mesmo post.

Card - Entrada - Passo 1

Esse card acima tem como função ajudar você a registrar entradas de animais no rebanho. Essa tarefa de registrar as entradas no rebanho é realizada em alguns passos, que vou detalhar abaixo.

Introdução

Imagine que você tenha que cadastrar todo o seu rebanho. A ficha individual do animal pode ser complexa devido a quantidade de informações presentes, como os números identificadores, a idade, a raça, a pelagem e muitas outras informações. Com os cards você consegue rapidamente iniciar o uso do Farmin sem que seja necessário informar todos esses dados logo de início. Você pode ir fazendo isso os poucos, utilizando os cards para cada informação que você deseja completar.

Passo 1 – Faça o seu login no Farmin Web usando o endereço https://www.farmin.com.br/ e, uma vez na página inicial, selecione o Gênero com o qual você trabalha (Ovinos, Caprinos ou Bovinos) e clique no botão Aplicar. No exemplo abaixo, selecionei o gênero Ovinos;

Tela Principal Contexto Aberto

Passo 2 – Localize, na tela inicial o card para Registrar Entrada;

Card - Entrada - Passo 1

Passo 2.1 – Clique no botão Registrar Entrada;

Passo 3 – Seleciona a raça dos animais que você está registrando a entrada no rebanho. Você pode informar a raça digitando o nome da raça no campo de busca, onde o Farmin assim que você começar a digitar vai exibir em uma lista com a opções que se encaixam com o texto que você digitar. Você deve selecionar um item dessa lista. Ou você pode clicar na imagem da lupa que aparece no canto direito do campo de digitação. Isso irá abrir uma lista contendo as raças e basta você selecionar uma delas. Caso a raça que você precisa não aparecer na lista, leia o post Clique aqui para ler o post Como Ativar uma Raça;

Card - Entrada - Passo 2-1

Card - Entrada - Passo 2-2

Passo 4 – Agora já está terminando, basta você informar a quantidade de animais que você possui em cada categoria. Por exemplo: Se você possuir 100 Matrizes, basta informar o número 100 no campo onde é possível ler Matriz, e proceder da mesma maneira para as quantidades das demais categorias. Feito isso, é só você clicar em Salvar e o Farmin vai começar o seu estoque de animais. Essa é uma maneira rápida de começar fazer a gestão do seu rebanho. Assim que você estiver pronto, você pode utilizar o card de Identificação do Rebanho, onde é possível informar os números identificadores de cada animal.

Card - Entrada - Passo 3

Agora é só clicar em Salvar e nós atualizamos o seu rebanho. Prontinho.

Dica Importante. Identificar os animais do rebanho, adotando um número único para cada espécime é talvez a primeira atividade para quem deseja ter o controle do rebanho na palma da mão. Veja como é fácil fazer isso no Farmin. Clique aqui para ler o post sobre Identificação Animal no Farmin.

Opção 2

Cadastrando o rebanho através da ficha individual.

Passo 1 – Faça o seu login no Farmin Web usando o endereço https://www.farmin.com.br/ e, uma vez na página inicial, selecione o Gênero com o qual você trabalha (Ovinos, Caprinos ou Bovinos) e clique no botão Aplicar. No exemplo abaixo, selecionei o gênero Ovinos;

Tela Principal Contexto Aberto

Passo 2 – Selecione, usando o menu lateral, a opção Espécime:

Dica Importante. Para chegar até a opção espécime você deve:

  1. Clicar na imagem da casinha, no canto superior esquerdo da tela.
  2. Clicar na opção Cadastros;
  3. Clicar na opção Espécimes;

Tela Principal com Menu Aberto

Passo 3 – Você agora deve estar visualizando uma tela parecida com o exemplo abaixo. Para prosseguir, basta clicar no botão Incluir, que está localizado na parte superior direita da tela:

Especimes - Inicial

Passo 4 – Preencha os campos da ficha do espécime:

Especime 1 de 2

Especime 2 de 2

Detalhamento dos Campos:

Código: Nós preenchemos esse campo para você automaticamente. Não se preocupe com ele pois é apenas um controle interno do sistema.

Raça: Informe nesse campo a raça do animal; Esse campo é de preenchimento obrigatório; Assim que você começar a digitar o nome da raça, o sistema mostrará as opções que ele encontrar disponíveis e você só precisa selecionar a que desejar na lista de raças. Caso a raça que você quer não apareça, siga os seguintes passos:

  1. Acesse pelo menu lateral, Cadastros -> Taxonomias. No exemplo abaixo eu selecionei a Raça White Dorper (Imagem 1)
  2. Localize a raça que você precisa usar e cliquei no ícone do lápis que aparece no final da linha (No exemplo abaixo eu localizei a raça White Dorper para visualizar se a raça estava Ativa (Imagem 2).
  3. Verifique e caso a raça esteja Inativa altere para Ativa e clique em Salvar.
  4. Pronto isso deve resolver;

Taxonomias - Inicial

Taxonomias - Editar

Nome: Informe nesse campo o nome do espécime; Esse campo é de preenchimento opcional;

Identificadores: Informe nesse campo os tipos de identificadores e seus respectivos números; Esse campo é de preenchimento opcional; Ex: Tipo de Identificador: Brinco Plástico. Número: 100012015;

Condição Corporal: Informe nesse campo o score corporal do animal. Esse campo é de preenchimento opcional; geralmente são utilizados valores entre 1 e 5;

Origem: Informe nesse campo a origem Plantel, pois o nascimento aconteceu no seu rebanho; Esse campo é de preenchimento obrigatório;

Matriz (Mãe): Informe nesse campo o número identificador da mãe do novo espécime. Esse campo é de preenchimento opcional porém recomendamos fortemente que você o preencha, pois é muito importante para o acompanhamento do desempenho do seu rebanho.

Reprodutor (Pai): Informe nesse campo o número identificador do pai do novo espécime. Esse campo é de preenchimento opcional porém recomendamos fortemente que você o preencha, pois é muito importante para o acompanhamento do desempenho do seu rebanho.

Data Nascimento: Informe nesse campo a data de nascimento do novo espécime. Esse campo é de preenchimento opcional porém recomendamos fortemente que você o preencha, pois é muito importante para o acompanhamento do desempenho do seu rebanho.

Idade: Nós calculamos para você com base na data de nascimento. Não se preocupe com isso.

Data de Inclusão no Plantel: Informe nesse campo a data atual.

Categoria: Informe nesse campo a categoria que você deseja utilizar para classificar o animal. Você pode alterar essa informação posteriormente; Esse campo é de preenchimento obrigatório. Caso você não encontre a categoria desejada, você pode cadastrar utilizando o item do menu lateral Cadastros -> Categorias;

Sexo: Nós preenchemos esse campo para você de acordo com a categoria.

Pelagem: Informe nesse campo o tipo de pelagem –  Esse campo é de preenchimento opcional;

Observação: Informe nesse campo as observações que você deseja manter de registro sobre o nascimento. –  Esse campo é de preenchimento opcional;

Proprietários: Informe nesse campo o proprietário do animal. Por padrão, consideramos que o animal é de propriedade do usuário do Farmin, porém você pode alterar isso a qualquer momento;

Foto: Utilize esse campo para selecionar e cadastrar uma foto de seu animal;

Ativo: Utilize esse campo para informar se o animal está ativo ou inativo. Animais inativos não poderão ser utilizados para qualquer tipo de manejo no Farmin, porém permanecem no sistema para manutenção do histórico do rebanho;

Campos que aparecem somente para animais Fêmeas:

Período de Monta: Informe nesse campo o período de monta –  Esse campo é de preenchimento opcional e recomendamos que você não preencha por enquanto;

Ciclo de Gestação: Informe nesse campo o ciclo de gestação –  Esse campo é de preenchimento opcional e recomendamos que você não preencha por enquanto;

Tipo de Parto: Informe nesse campo o tipo de parto –  Esse campo é de preenchimento opcional e recomendamos que você não preencha por enquanto;

Passo 5 – Pressione o botão Salvar. Prontinho, você acabou de cadastrar um novo  animal em seu rebanho.

Para saber como alterar os dados de um animal através da ficha individual, clique aqui.

Para saber como excluir um animal do rebanho, clique aqui.

Opção 3 – Cadastrando um novo animal pelo celular ou tablet.

Passo 1 – Faça o seu login no aplicativo Farmin e selecionar o Gênero com o qual você trabalha (Ovinos, Caprinos ou Bovinos). No exemplo abaixo, selecionei o gênero Ovinos;

Passo 2 – Selecione, no menu do aplicativo, a opção Entrada:

estoque-entrada-animais-menu[1]

Passo 3 – Preencha os dados do novo animal.

 estoque-entrada_animais-parte1[1]

estoque-entrada_animais-parte2[1]

Detalhamento dos Campos:

Data Entrada: Informe nesse campo a data atual; Esse campo é de preenchimento obrigatório

Raça: Informe nesse campo a raça do animal; Esse campo é de preenchimento obrigatório

Categoria: Informe nesse campo a categoria que você deseja utilizar para classificar o animal. Você pode alterar essa informação posteriormente; Esse campo é de preenchimento obrigatório

Origem: Informe nesse campo a origem Plantel, pois o nascimento aconteceu no seu rebanho; Esse campo é de preenchimento obrigatório

Tipo de Identificador 1: Informe nesse campo o tipo de identificador que você vai utilizar no animal, ex: Brinco Plástico; Esse campo é de preenchimento opcional

Identificador 1: Informe nesse campo o número identificador 1 –  Esse campo é de preenchimento opcional;

Tipo de Identificador 2: Informe nesse campo o tipo de identificador que você vai utilizar no animal, ex: Brinco Plástico; Esse campo é de preenchimento opcional

Identificador 2: Informe nesse campo o número identificador 1 –  Esse campo é de preenchimento opcional;

Peso: Informe nesse campo o peso ao nascimento –  Esse campo é de preenchimento opcional;

Idade: Informe nesse campo a idade do animal em dias –  Esse campo é de preenchimento opcional mas recomendamos muito que você o preencha pois é muito importante para a gestão do rebanho que saibamos a idade dos animais;

Condição Corporal: Informe nesse campo o score corporal do animal. Esse campo é de preenchimento opcional;

Passo 3 – Pressione o botão Pronto. Prontinho, você acabou de cadastrar um novo animal no seu rebanho. Assim que você conectar o celular a internet nós atualizamos o seu painel, onde todos os dados ficam acessíveis para sua análise.

]]>