fbpx
+55 (45) 99984-7611 contato@farmin.com.br

Um dos períodos de maior expectativa em uma propriedade é a época de nascimentos. Quais os cuidados que eu tenho que ter?

O período de gestação da ovelha é de aproximadamente 145 dias, sendo que as últimas 6 semanas (terço final de gestação) o cordeiro adquire aproximadamente 75% de peso final. O cuidado com a alimentação é essencial para não que uma alimentação deficiente não leve a nascimento de cordeiros débeis.

Por isso, devemos iniciar os cuidados com o cordeiro ainda na fase de feto.

Dica:  O colostro é imprescindível nas primeiras horas, quanto mais rápido o cordeiro ingeri-lo melhor.

O corte do umbigo deve ser realizado, quando necessário, com tesoura desinfectada e desinfectar o mesmo com tintura de iodo a 5%.

Outra técnica importante é a identificação e pesagem dos cordeiros, possibilitando a seleção das melhores ovelhas, pois aquelas que produzirem mais leite irão desmamar cordeiros mais pesados, inclusive devemos anotar se a mesma teve parto simples, gemelar ou múltiplo.

Utilize o app Farmin para manter as anotações zootécnicas do seu manejo reprodutivo em dia e fique de olho no no painel do produtor Farmin para acompanhar os nascimentos e manter as boas práticas em dia.

Clique aqui e veja aqui como é fácil controlar o manejo reprodutivo no Farmin.

]]>